CARIOCAS 25 ANOS DEPOIS – Finita

A trajetória de muitos bailarinos e coreógrafos cariocas se confunde com a história do Panorama. Nesta edição de 25 anos do festival, alguns nomes importantes do cenário da dança carioca há duas décadas apresentam trabalhos recentes, como forma de representar e homenagear toda essa geração.

 

Finita: feminino singular de “finito”, aquilo que tem fim ou limite. Como falar do que não existe mais? O solo de Denise Stutz, que começou a ser gestado em 2010, tem como ponto de partida uma carta enviada por sua mãe. Com essa inspiração, a artista utilizou a arquitetura cênica do teatro para elaborar o conceito de perda e trabalhar os temas do envelhecimento e da ausência, sob a perspectiva da dança. A dança que nasce de questões autobiográficas, assunto que move Denise Stutz há algum tempo, promove um trânsito entre suas experiências pessoais com importantes referências artísticas da dança e da música. Citações históricas, como “A morte do cisne” (solo criado por Fokine para a bailarina Anna Pavlova no início do século XX), favorece a identificação com o público.

 

Denise Stutz começou seus estudos de dança em Belo Horizonte (MG). Em 1975, junto com outros dez bailarinos, fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com a coreógrafa Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Atualmente, cria e interpreta as próprias obras.

 

Texto, direção, interpretação: Denise Stutz

Direção técnica: Daniel Uryon

Músicas: J.S. Bach (Prelúdio e Fuga em dó maior), Tchaikovsky (O quebra-nozes) e Ray Noble e Al Bowlly (Midnight whit the stars and you)

Coprodução: Panorama Festival

Foto: © RenatoMangolin

Denise Stutz (Brasil, RJ)

16 NOV

20h

Teatro Cacilda Becker

50 min Classificação etária: 14 anos

Ingressos: R$ 20 e R$ 10

FINITA | Denise Stutz (Brazil, RJ)

 

 

Finita: feminine Portuguese noun meaning that which is finite or has limits. How do we talk about what doesn’t exist anymore? The starting point of Denise Stutz’s solo, which was conceived in 2010, is a letter sent by her mother. With that inspiration, she used the architecture of the theater to elaborate on the concept of loss and explore the issues of ageing and absence from the perspective of dance. The dance that is born out of autobiographical issues, a theme that has been driving Denise Stutz for some time, shifts between the personal experiences and important dance and music artistic references, which don’t exist anymore as they were put into this world. Historical references, such as “The Dying Swan”, favor the identification with the audience.

 

Denise Stutz began her dance studies in Belo Horizonte (MG). In 1975, along with ten other dancers, she founded Grupo Corpo. She worked with choreographer Lia Rodrigues as a dancer, teacher and assistant director. She currently creates and interprets her own pieces.

 

 

Text, direction and performance: Denise Stutz

Technical director: Daniel Uryon

Music: J.S. Bach (Prelude and Fugue in C Major), Tchaikovsky (The Nutcracker) and Ray Noble and Al Bowlly (Midnight whit the stars and you)

Co-production: Panorama Festival

 

FINITA | Denise Stutz (Brazil, RJ)

16 NOV 20h

Teatro Cacilda Becker

50 min Age rating: 14 years