TIETA MACAU + ABEJU RIZZO + ELTON PANAMBY + INAÊ MOREIRA (MA) (CE) (BA) (SP)
ASSOMBROS E TRINCHEIRAS: O QUE ACONTECE DEPOIS QUE O MUNDO ACABA (?)
“O fundo dos olhos negros do boi é ciência de boiador”
(oriki do caboclo)
Pegue a visão. Concentre seus olhos numa imagem desfocada e retinta, encarnada. Doe-me teus olhos. Abocanhando a noite e o dia dos escuros fundos de rio, embalades em dourados leitos de pedra, cheganças vindas de léguas, das matas plurissônicas (sente o gosto úmido, da compostagem ao verdejante?), marés em viramento, das pedras de (en)cantaria: viemos de couro já refeito dar golpes de vista. Criação multissensorial, que percorre plataformas múltiplas, Assombros e Trincheiras é vulto no tempo, glitch ancestral e delay histórico. Lança lançada sobre a colônia, facão empunhado de proteger cria, presenças que não se findam num enquadramento necróptico, mas escamosamente serpenteiam pelo abismo. Trincheira que é assombro aberto, esteja encruzade na encruzilhada, esteja acocorade no brejo. Vulto vela veloz. Pirilampo e pérola. Para quem e como que acaba o fim? A caligrafia vem espiralada, então para entrar tire os calçados. Agô.
03 out | 19h
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FICHA TÉCNICA
Produção Tieta Macau e Abeju
Concepção e performance Abeju, Elton Panamby, Inaê Moreira e Tieta Macau
Edição de Som Elton Panamby
Designer e Mídias Sociais Abeju
Cenografia João Almeida
Figurino Fernanda Sá (Nana Saias) e Marcos Ferreira
Captação de vídeo André de Oliveira
Edição de vídeo Luiza Fernandes
Parceiros e Colaboradores Ilê Ashé Ogun Sogbô, Pai Airton Gouveia, Mãe Aila Gouveia, Mãe Angélica, Zezinho de Légua, Faixa Encarnada, Guarazinho, Kayantèssuvi Otá, Ana Duarte, Angélica Moreira, Casa das Matrizes, Gessica Silva, Xama Teatro, Fernanda Preta, Filipe Espindola, Txai Panamby, Verô Monteiro, Terra Sábia, João Aleixo, Ayomi Moreira, Welligton Gadelha